Fechar

UJR - União Jovem do Rincão - 1978

Pesquisa no site

Notícias

21.10.2020

A bola volta a rolar no Futsal Social

A bola volta a rolar no Futsal Social

Depois de sete meses de contato virtual, a bola voltou a rolar em dois dos seis núcleos do Futsal Social, projeto desenvolvido em Novo Hamburgo pela UJR/Feevale/Banrisul, em parceria com a Universidade Feevale. Na segunda-feira, 19, e na terça-feira, 20, aconteceu a volta às atividades presenciais do projeto, para os alunos acima dos 12 anos, nos núcleos localizados no ginásio Rola Bola, na Vila Redentora, e no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto, no bairro Rincão.  

A UJR/Feevale/Banrisul tomou medidas para a volta aos treinamentos ocorrer de forma segura aos participantes, com base no protocolo desenvolvido pelo clube, bem como em recomendações das entidades sanitárias e dos governos municipal e estadual. Por isso, nos dois locais os alunos já chegam uniformizados e têm a sua temperatura corporal aferida ao ingressar nos ginásios. Também é disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, calçados e material de treino antes, durante e após as atividades.  

As aulas possuem duração de 50 minutos e as atividades são realizadas individualmente, sem contato entre os alunos durante o treinamento. Elas contam com a participação de cerca de 15 alunos por ginásio e todos realizam os seus exercícios portando máscaras. Eles também são orientados a levarem de casa a sua garrafa de água para hidratação.   

Entre os alunos que retornaram ao projeto no bairro Rincão está Gabriel Jung dos Santos, de 12 anos, que revelou que estava com saudade dos amigos e professores. “Fazia tempo que não nos encontrávamos. Foi muito bom reencontrar os amigos do projeto e voltar a praticar as atividades, sendo orientado de perto pelos professores”, destacou.  

Conforme o instrutor do Futsal Social, João Peter, a avaliação desse reencontro foi bastante positiva. “Tivemos um grande desafio, que era fazer os nossos alunos entenderem o momento pelo qual passamos. Para que eles se sentissem à vontade, neste primeiro houve bastante diálogo nas atividades, em que frisarmos o respeito ao distanciamento”, pondera. “Trouxemos algumas questões trabalhadas nas aulas virtuais, como ações de jogo que podem ser trabalhadas em espaço reduzido e que lembram situações que ocorrem em uma partida”, complementa.  

O projeto Futsal Social é uma realização da União Jovem do Rincão (UJR) em parceria com a Universidade Feevale, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex). Conta, ainda, com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e de empresas como Banrisul, Sportv, Unique, Tipler, Fritz & Frida, Hercosul, Wirth, Atual Pneus e Pegada, essas através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Galeria de fotos

Patrocinadores