Atleta oriundo do Futsal Social da UJR é encaminhado para equipe do Paraná
Após quase dez anos compondo as equipes de formação da UJR/Feevale/Banrisul, o atleta Gian Bolico (19), foi encaminhado para o Dois Vizinhos, do Paraná. Bolico iniciou sua trajetória junto ao tricolor hamburguense no núcleo do bairro Boa Saúde, do Futsal Social, aos 10 anos de idade.
Nas equipes de formação da UJR/Feevale/Banrisul desde a categoria Sub-11, Bolico esteve junto ao tricolor hamburguense em diversas conquistas, dentre elas a Copa UJR Sub-20, o Aberto do Soberano Sub-18 e Sub-20 em 2023, além de dois quartos lugares no Gauchão de Futsal. “A UJR pra mim foi uma grande oportunidade, sempre gostei de jogar e aqui fui acolhido, sempre recebi apoio para seguir em frente”, explica Gian.
O destino de Gian é o Dois Vizinhos, um dos mais tradicionais clubes do futsal paranaense, onde irá compor a equipe Sub-20 e adulta. “Será a minha primeira experiência jogando longe de Novo Hamburgo. Estou cheio de expectativa para este novo ciclo. Quero contribuir para que juntos dos meus novos companheiros possamos conquistar muitos títulos”, projeta Bolico.
O principal objetivo do Futsal Social é a formação de cidadãos, ensinando valores que vão além das quadras, com uma convivência baseada no respeito às diferenças, porém quando surge um talento, é dado todo o suporte para que o mesmo possa seguir por este caminho. “Exemplos como o de Bolico são importantes para que nossos alunos e alunas do Futsal Social tenham referências positivas, dentro e fora do esporte, e se mantenham motivados a se qualificarem na área de atuação que escolherem”, explica Zeca Brochier, coordenador do projeto.
UJR é referência de formação na região
Além da transferência de Bolico, a UJR/Feevale/Banrisul encaminhou outros dez atletas para novas oportunidades do mundo do esporte. Pereira, Sperafico, e o pivô Bernardo Bastos atuam na Itália. O ala Cauã Godoy foi para o futebol de campo Sub-20 do Internacional/POA e os alas Patrick e Henrique defenderam, na última temporada, as equipes da Assoeva/RS e do Umuarama/PR, ambas que disputam a Liga Nacional, e os fixos Cougo e Fábio e o ala Bruninho, atuaram no Vélez, de Camaquã/RS.
Sobre o Futsal Social
O Futsal Social é desenvolvido UJR e a Universidade Feevale, com apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e de empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, como Banrisul, Sulgás, Unique, Apta, Fendt, Rissul, Tintas Killing, Fruki Bebidas, Tacosola entre outras. Ele acontece ontece em seis bairros da cidade de Novo Hamburgo (RS), sendo eles: Rincão, Canudos, Boa Saúde, Roselândia, Rondônia e Diehl. Atualmente, conta com a participação de mais de 600 crianças e adolescentes dos 7 aos 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade social. Duas vezes por semana, os alunos se reúnem nos núcleos de atendimento, onde muito além de conhecer mais sobre a modalidade, aprendem valores e habilidades relacionadas a uma convivência baseada no respeito à diversidade.