Faça sua doação
img
Blog

Projeto Futsal Social completa 20 anos

Projeto Futsal Social completa 20 anos

O projeto Futsal Social, desenvolvido pela União Jovem do Rincão (UJR) e Universidade Feevale, comemora, neste mês de junho, 20 anos. Ele foi idealizado a partir da expertise da UJR no futsal e a missão comunitária de desenvolvimento regional da Instituição de Ensino, ainda como Centro Universitário. Nestas duas décadas, a iniciativa utiliza o esporte, no contra turno escolar, para acrescentar valores positivos na vida de mais de 600 crianças e adolescentes em comunidades com maior vulnerabilidade do município, atuando em parceria com as famílias e as escolas públicas de cada um dos territórios atendidos.

A iniciativa começou a ser estruturada em dezembro de 2003. Seis meses depois, em 1º de junho de 2004 a bola começou a rolar com atendimento às primeiras turmas do projeto. No lançamento, as comunidades da Vila Redentora, Industrial e Boa Saúde foram as escolhidas para o início das atividades, recebendo no total 300 alunos, atendidos por uma equipe de um professor e três bolsistas de Educação Física.

Dois anos depois, com o apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, mais dois núcleos foram implantados. Nos bairros Canudos em 2007 e Roselândia em 2008, fazendo o projeto a chegar a 500 beneficiados.

Com a expansão territorial, a necessidade passou a ser a qualificação das ações vidando impactar com mais potência a vida dos alunos. Para isso, a UJR contou com a aprovação do projeto do Futsal Social – Educando pelo Esporte na Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal (Lie)

Conforme Zeca Brochier, gerente geral e um dos idealizadores do Futsal Social, a execução do projeto com a Lie em 2012 iniciou uma estruturação mais pedagógica e interdisciplinar das ações. “Com o apoio de muitas empresas que confiam no nosso trabalho a partir da destinação de uma porcentagem do seu Imposto de Renda, conseguimos ampliar a nossa equipe, em tamanho e qualidade”, destaca. “Permitiu que passássemos a contar com uma dupla de professores em cada espaço, sendo eles um formado e outro acadêmico, com supervisão aliada a chegada do serviço social e a psicologia, que vieram para dar outra dimensão as nossas práticas e decididamente atuarmos em parceria com a Rede de Proteção à criança e ao adolescente de Novo Hamburgo”, destaca ele.

Em 2018, o projeto teve a sua última ampliação. Ele chegou ao bairro originário da UJR, o Rincão. Com isso, chegou a atender mais 100 alunos, chegando aos atuais 600 alunos e alunas.

Ainda de acordo com Brochier, o Futsal Social vive atualmente o seu melhor momento. Mantem o atendimento a 600 jovens, dos sete aos 18 anos, nas comunidades Boa Saúde, Canudos, Roselândia, Rincão, Santo Afonso e Diehl (Vila Redentora), com uma equipe de trabalho superior a 30 colaboradores, entres profissionais e graduandos atuando nas áreas da educação física, psicologia, serviço social, nutrição, comunicação e administração. “Essa amplitude nos dá condições de atuar para muito além da aprendizagem do jogo, focando no desenvolvimento humano de nossos educandos e no estímulo permanente a busca de autonomia e protagonismo para suas vidas e de suas comunidades” finaliza.

Patrocinadores

Empresas que acreditam e apoiam nossos projetos

Lei de Incentivo ao Esporte - Secretaria especial do Esporte
Ministério da Cidadania - Governo Federal
docx file PDF